Casa Santo Antônio (Curitiba â?? PR)

CASA SANTO ANTÔNIO - Fundação: 1955
Av. Paraná. 1939 - Boa Vista - CEP: 82510 000 - Curitiba - PR
Telef.: (55 41) 3256 3852
PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DA BOA VISTA
Telef.: (41) 3257 6513
A fundação de Curitiba, aprovada pelo Conselho de Província de 16 de fevereiro de 1955, acontece em momento de abertura para o futuro. A escolha daquela cidade do sul, capital do Estado do Paraná, que goza de um clima tropical bastante saudável, sede metropolitana e diocese de muito bom nome. Foi o Arcebispo metropolitano, D. Manuel Silveira d’Elbou que muito insistiu para que os dominicanos da Província lombarda se estabelecessem na sua arquidiocese. À sua primeira carta de solicitação, enviada ao Mestre da Ordem aos 28 de abril de 1952 o arcebispo de Curitiba recebe resposta negativa. Escreve o Padre Soarez, com data de 29 de junho de 1952: “O Provincial de Bolonha disse-me que pelo menos por dois anos não tem pessoal suficiente para assumir a fundação que V. Excia. tão gentilmente oferece em sua diocese”.
Na visita canônica realizada por Fr. Domingos Acerbi de 7 a 24 de janeiro de 1953 se retomam as tratativas para a fundação em Curitiba. De fato o arcebispo não apenas oferecia uma paróquia urbana de futuro tranqüilo, porque de população bastante religiosa, mas com possibilidade de bom terreno para a construção de convento, que poderia ser um bom centro de pastoral vocacional. Depois da visita do Provincial o Mestre da Ordem recebe três correspondências: a) um pedido oficioso do vigário provincial Fr. Cláudio Coccolini escrito aos 28 de janeiro de 1953, por sugestão de Fr. Domingos Acerbi; b) uma segunda carta do arcebispo de Curitiba, com pedido insistente; c) uma carta do próprio Fr.Domingos, com data de 4 de março, justificando que se poderia pensar mais seriamente nesta fundação.
Inicialmente houve resistência da parte do Mestre da Ordem, que sugeria que aguardasse ainda antes de partir para novas frentes. Com o retorno dos quatro jovens brasileiros e contando com bom número de estudantes de teologia em Bolonha, foi liberada a fundação de Curitiba. Antes da decisão final houve bom diálogo com o Provincial da Província de S. Tomás de Aquino, que não colocou nenhum obstáculo, pelo contrário os irmãos da Província manifestaram total apoio.
Concluídas as tramitações burocráticas, o Mestre da Ordem assina, no dia 3 de junho de 1955, o decreto de ereção da casa religiosa de S. Domingos e Santo Antônio, com permissão de abertura de nova paróquia. Os primeiros assinados em Curitiba foram Fr. Cláudio Coccolini e Fr. Alberto Bortolan, com presenças esporádicas de Fr. Henrique Sbrogiò. O primeiro “convento” foi uma humilde e pequena casa de madeira, na Avenida Paraná, no alto da Boa Vista, mas logo se iniciou a construção de um vasto salão, que serviria como igreja paroquial, não tardando dar início a lenta edificação de uma residência definitiva. Fr. Cláudio, com a ajuda de um operário, trabalhou como pedreiro um bom tempo. (Venturini Alce)