Convento Nossa Senhora Aparecida (Belo Horizonte - MG)

CONVENTO N. SENHORA APARECIDA - Fundação: 1946
Rua Pedro Batista Martins, 173 - Aarão Reis
CEP: 31814-340 – Belo Horizonte - MG
Telefax: (55 31) 3445 2700
FRADES RESIDENTES NESTA COMUNIDADE:
Frei Elizanias dos Reis Nascimento
Frei Weder da Silva Arantes
Frei Oswaldo Augusto Rezende Junior
Frei Alexandre Francisco de Marchi
Frei André Luís Tavares
Frei Roberto de Almeida
ESTUDANTES - PROFESSOS SIMPLES
Frei Átila Mariano de Almeida
Frei Eliel da Silva Evangelista
Frei Franklim Drumond de almeida
Frei Iago Maia Pereira
Frei Igor Thiago de Santana Pereira
Frei José Gláucio de Lima Júnior
Frei Leandro Lima Barbosa
Frei Levi Gabriel Pereira Torres
Frei Rafael Nunes Garcia
Frei Rafael Pinaffi Domingues
Frei Rodolfo Galvão Marins
Frei Vinícius Pimentel Baquer
O convento N.S. Aparecida de Belo Horizonte teve quatro endereços: 1) Rua. do Ouro no bairro da Serra (de 1946 até....); 2) Rua dos Dominicanos (no mesmo bairro, de ... até ....; 3) Aarão Reis: Rua ... de ... até... 4) Novo convento da rua Pedro Batista Martins, 173 (a partir de ....)
Em 1940 o capítulo provincial aprova o projeto e pede urgência na fundação do convento de BH. No final de 1941 fr. Boaventura Chasserieau chega a BH para dar início à fundação do convento. Aos 12.08.1945 se dá o lançamento da pedra fundamental do Convento da Serra, por frei Sebastião Tauzin, sendo fundado como casa em 1946. Em agosto de 1948 é realizada a inauguração e bênção da capela do convento, ainda em construção. Em 1950 é inaugurada a ala construída do convento da Serra (Rua do Ouro, 1900). Em março de 1952 a casa é erigida em convento, ano da criação da Província São Tomás de Aquino do Brasil.
Em agosto de 1953 o noviciado é transferido de SP para BH. Em março de 1959 está concluída a lage superior do novo prédio a ser ocupado no futuro pelo noviciado. Em 1968 o noviciado foi novamente transferido para São Paulo. Em 1969 a ala que serviu ao noviciado foi alugada para o Colégio Mangabeiras.
Em março de 1969 o convento é invadido pelo coronel Euclides Figueiredo em busca de material subversivo. Os policiais vasculharam todas as dependências do convento e durante a invasão os frades estavam impedidos de deixar o convento.
Em 1972 o convento passa por mudanças, tendo os frades, que são poucos, tomando como moradia o segundo andar da ala do antigo noviciado. No primeiro andar funciona a hospedaria e biblioteca que será franquiado ao público. As demais dependências (fora o claustro, portaria, capela, cozinha e jardins) estão alugadas para o IPAMIG.
Em 1975 os frades assumem um trabalho paroquial no bairro do Aarão Reis (Paróquia São José Operário).
Em 1983 o estudantado da Província passa para BH. Os frades, juntamente com as irmãs da Anunciata, assumem a direção do Centro Social Frei José Renato, adjunto à Paróquia São José Operário.
Em 1986 o noviciado retorna a BH.
Em 1988 o novo convento da Rua Pedro Batista Martins está em sua fase final de construção. O conselho da Província resolve levar o noviciado para Uberaba, permanecendo em BH o estudantado (filosofia e teologia) e o pré-noviciado.
Em 1990 o pré-noviciado é transferido para a casa dos malteses em Curitiba, no Centenário, em seguida a um acordo com o Vicariato São Martinho de Lima.
Atualmente, temos a sede do escritório da Província (III) e o nosso Arquivo Provincial.