COMENTÁRIO ?? IV DOMINGO DE PÁSCOA ?? CICLO A

A PORTA, O BOM PASTOR E O MESSIAS ANUNCIADO
(Cf. Jo 10, 1-10)
''Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem``. De fato, quais são os pastos das ovelhas que seguem Jesus desde aqui e agora? No Evangelho deste IV Domingo de Páscoa, Jesus se apresenta como a porta, o bom pastor e revela-se o Messias anunciado.
“... As ovelhas atendem a sua voz, e ele vai chamando pelo nome as suas ovelhas e as conduz para fora”. Como a maioria da população de hoje, somos filhos das cidades, não conhecemos o trabalho feito pelos pastores que vivem no campo. É muito interessante retomar tal imagem em vídeos através do Youtube, onde verificamos a imagem narrada na perícope joanina. É impressionante. Ainda que pessoas estranhas utilizem as mesmas palavras que o pastor para atrair as ovelhas, elas não conseguem ter êxito. Ao contrário, o pastor proferindo as mesmas palavras consegue fazer com que as ovelhas o escutem, parem de pastar, olhem para ele e comecem a andar em sua direção.
Escutar os outros. Escutar é algo que nos desafia diariamente, pois cada vez menos exercitamos essa arte. Arte, sim, pois é necessário abrir-nos para receber tudo aquilo que o outro nos apresenta. Escutar a si mesmo. Tarefa árdua que consiste em valorar e se avaliar, retirando os excessos que a vida cotidiana nos impõe enquanto buscamos algo que seja constante, eterno e absoluto.
No ofício divino de hoje, São Gregório Magno nos auxilia na compreensão desse Evangelho, comentando o amor de Jesus ao seu rebanho, através do conhecimento mútuo que existe entre as pessoas do Pai e do Filho. Jesus prova tal conhecimento doando sua vida por suas ovelhas. Ao Espírito Santo cabe assistir e auxiliar no discernimento daqueles que seguem os passos de Jesus Cristo, modelo e guia.
O discípulo é a imagem da ovelha que escuta a voz do pastor e vai para Ele, pois tão grande feito do nosso Deus nos enche de “Gaudium” e nos coloca em movimento para anunciá-Lo. Ele é o caminho que devemos sempre buscar conhecer. Pois, conhecer não te compromete e acertar em sua vocação, mediante a vontade de Deus, te realizará. Por toda a eternidade.
Tão imensa é a Verdade, a Bondade e a Beleza do Bom Pastor, que São Gregório Magno indaga e logo responde: ''Quais são, em efeito, os pastos das ovelhas, senão os gozos eternos de um paraíso imperecível? Os pastos dos eleitos são a visão do rosto de Deus no qual a mente se sacia eternamente em plena contemplação”.
Essa é a garantia de vida abundante em Jesus Cristo.
Fr. Gustavo Trindade dos Santos, OP
Estudante de Teologia na Facultad de Teología San Vicente Ferrer – Espanha.