SOLENIDADE DE SÃ?O PEDRO E SÃ?O PAULO APÃ?STOLOS 03-07-2016

Pedro e Paulo: apóstolos da Boa-Nova de Jesus
Prezados irmãos e irmãs.
Celebramos neste final de semana a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois grandes apóstolos que deram testemunho de Jesus Cristo até a morte. As leituras deste final de semana falam especialmente da missão que cada um deles exerceu na Igreja. Hoje lembramos também do papa, sucessor de Pedro.
A primeira leitura do livro dos Atos dos Apóstolos (12, 1-11) fala da prisão e da libertação de Pedro. Preso por causa da pregação do Evangelho Pedro, recebendo as orações de toda a comunidade cristã, foi libertado pelo anjo do Senhor. Esse acontecimento confirma a missão especial de Pedro na Igreja, lembrada no Evangelho.
O salmo responsorial (33(34)) convida a cantar louvores a Deus pela libertação que Ele realiza, especialmente dos temores e das angústias.
A segunda leitura (Segunda Carta a Timóteo 4,6-8.17-18) fala de Paulo.É o resumo de sua vida de plena dedicação à evangelização entre os pagãos, nas circunstâncias mais difíceis: a Palavra tinha de ser ouvida por todas as nações. O apóstolo anunciou o Cristo crucificado como a salvação: loucura para os gregos, escândalo para os judeus, mas alegria verdadeira para quem nele crê. Agora, no fim de sua vida, Paulo pode dizer que combateu o bom combate e conservou a fé. Fala cheio de gratidão e de esperança. Aguarda com confiança o encontro com o Senhor. Sua vida está nas mãos de Deus, que o libertará de todo o mal.
O evangelho (Mateus 16,13-19) apresenta Pedro como a pedra da Igreja. Ele, em nome de todos os apóstolos afirma que Jesus é o Messias e o Filho de Deus. Por essa resposta e também por toda a vida de Pedro, Jesus confia a ele o serviço de governar a comunidade. Ele tem uma responsabilidade específica, unificadora, que dá solidez à Igreja. Além disso, Jesus dá a Simão o nome de Pedro, “Pedra”, que sugere solidez: Simão deve ser a pedra que dará solidez à comunidade de Jesus. É bom lembrar que na Bíblia a imposição de um novo nome significa que a pessoa recebe nova vocação e deverá esforçar-se para corresponder.
Pedro e Paulo representam duas vocações na Igreja, diferentes, mas complementares. As duas foram necessárias para que a Igreja existisse: Pedro com a responsabilidade pela unidade e Paulo com a criatividade missionária.
Que São Pedro e São Paulo intercedam junto a Deus em nosso favor para que possamos ter a coragem de sermos apóstolos e continuar na caminhada seguindo os passos de Jesus.
Frei Tony, OP.