Notícias

Carta sobre novo Mestre da Ordem 13-07-19

Carta à

Família Dominicana do Brasil

                                                                          

Nós, frades dominicanos, estamos desde o dia 7 reunidos em Capítulo Geral Eletivo, na cidade de Biên Hoà, no Vietnã. Somos em 160 participantes, dos quais 104 capitulares. Do Brasil, sou o único.

Na primeira semana nos dedicamos: a acolher e reagir ao relatório trienal do Mestre da Ordem, cujo mandato cessou; ao levantamento dos principais desafios para a nossa missão dominicana, no mundo hoje; aos critérios e sugestões de nomes para a missão de Mestre da Ordem para os próximos 9 anos; ao “tratactus” em si (todo o plenário dialoga com os irmãos mais indicados ao longo do processo vivido durante a semana); uma tarde de retiro espiritual, partindo da conferência de um professor universitário budista e grande estudioso da relação budismo e cristianismo, a partir da experiência vietnamita e, finalmente, na manhã de hoje, a eleição.

O novo Mestre da Ordem é Gerard Timoner, das Filipinas, 51 anos de idade. Ele, que é o 88º sucessor de São Domingos de Gusmão foi, em sua Província: formador, vice-reitor da Universidade Santo Tomás de Aquino, em Manila, provincial e, até hoje, Sócio do Mestre da Ordem para a Ásia.  

Conforme dados do final de 2018, estamos presentes em 103 países, com um total de 5.578 irmãos de mais de 25 línguas (em 1983, éramos 7.189). Somos 210 pré noviços (4%), 196 frades noviços (3%), 800 frades estudantes (14%), 266 frades cooperadores (5%), 138 frades diáconos (2%) e 4.178 frades presbíteros (72%). Estamos espalhados em 256 Conventos e 283 Comunidades menores. Vale ressaltar que somos uma Ordem religiosa de 800 anos, cujo processo demográfico está em relativa mutação. Somos parte da Família Dominicana, que no mundo inteiro, somamos aproximadamente 200 mil.

Em nome de nossa Família Dominicana brasileira, tive oportunidade de expressar a Frei Bruno Cadoré a nossa gratidão pelo serviço prestado ao longo dos últimos 9 anos e a Frei Timoner a nossa promessa de comunhão na vida e na missão e também assegurei a ele que seremos vigilantes na oração pelo seu novo ministério de animação e unidade junto a toda a nossa Família Dominicana internacional.

A Família Dominicana daqui do Vietnã é bastante numerosa e promissora. Dos 117 mártires vietnamitas canonizados, 38 pertencem à Família de São Domingos.

Peço-lhes que continuem orando por nós, que seguimos em Capítulo até o dia 4 de agosto; sobretudo para que as decisões que tomarmos nos impulsionem a viver na Escola de Jesus e de Domingos, junto com o povo, testemunhando – individual e comunitariamente - com fidelidade criativa que a Paz e a Justiça são possíveis.

Na fraternura de filhos e filhas de São Domingos de Gusmão.

                                        Frei José Fernandes Alves, op

- Prior Provincial -