Etapas de formação

PRÉ-NOVICIADO 
 
O período do pré-noviciado é um tempo de passagem da vida leiga para a vida religiosa, sendo então, por sua natureza, um período de gradual ajustamento espiritual e psicológico do candidato nas necessárias mudanças que devem ocorrer ao entrar na vida religiosa.
No pré-noviciado são propostos os seguintes objetivos: uma complementação da formação humana, intelectual e cristã dos pré-noviços; a busca da experiência da vida comunitária; a passagem gradual da vida leiga para a vida religiosa; e a convivência entre os que vão compor futuramente o noviciado.
Os critérios de discernimento a serem trabalhados durante o tempo de pré-noviciado são: a convivência entre os pré-noviços e deles com a comunidade; o gosto pelo estudo e pela oração; e a inquietação apostólica.
 
NOVICIADO
 
O tempo do noviciado é um período de profundo aprendizado na vida dominicana em seus mais diversos elementos, com uma efetiva prioridade concedida ao descobrimento da vida espiritual e da vida comunitária.
O noviciado é uma etapa fundamental, que prepara e orienta todo o desenvolvimento posterior da vida religiosa dominicana. 
Tendo em vista esse mergulho mais profundo na vida dominicana, o noviciado é um tempo especial de: experiência pessoal do noviço, no confronto consigo mesmo e com Deus; aprendizado, no qual o noviço adquire hábitos de estudo, de autodomínio, de oração e de convivência fraterna; assimilação dos valores evangélicos, segundo o ideal de São Domingos, os quais permitirão ao noviço discernir e criticar diversos projetos de vida; experimentação dele e da Ordem no discernimento da sua vocação; e um tempo em que ele toma consciência de sua vocação e da vida dominicana.
 
ESTUDANTADO
 
É o período posterior ao noviciado, onde o religioso, após a primeira profissão religiosa até a profissão solene, se consagra de modo prioritário aos estudos. A formação na vida dominicana não termina com o noviciado, sendo também, no tempo do estudantado, uma prioridade o desenvolvimento da vida espiritual dos estudantes.
O tempo do estudantado tem por característica levar os frades professos: a alcançar uma identidade como dominicanos; a buscar uma inserção gradual e progressiva na comunidade e em suas atividades pastorais e também na Província; a implementar os critérios de discernimento vocacional; a ter capacidade de relacionar-se bem com os demais formandos e com os formadores, buscando a amizade, responsabilidade, respeito mútuo, sinceridade e atitude de serviço; a ter uma vivência gratuita da oração comunitária e pessoal; a adquirir um conhecimento básico de filosofia e teologia, que permita  senso crítico e reflexão teológica sobre a realidade em que vivemos, em vista do anúncio do Evangelho.


Oração pelas vocações

Bem-aventurado Pai Domingos,
pregador da graça de Deus,
Você prometeu nos ajudar
mesmo depois de sua morte.
Intercede por nós diante de Deus
para nos auxiliar a encorajar
mais homens e mulheres
a seguir o nosso modo de vida,
o caminho de pregadores.
Abençoa-nos em nossa vida comum,
estudo, oração e ministério,
para que nossas vidas juntas
possam ser um testemunho alegre
e capaz de criar o desejo
em outros para que
se juntem à Santa Pregação.

Amém